fbpx

Ao mudar de apartamento, um dos maiores desafios ainda é a decoração de espaços pequenos. Cada detalhe, desde as cores escolhidas até os objetos usados no ambiente,  é fundamental se você quer aproveitar todo o espaço disponível.

É certo que decorar um ambiente pequeno é um trabalho que exige muita criatividade , inspiração e muito planejamento. Mas não se preocupe que vamos ajudar você!

Acompanhe o post e inspire-se nas 9 ideias de decoração de espaços pequenos que separamos para você. Com elas, você terá um espaço mais aberto, aconchegante e muito charmoso. Confira!

9 Dicas de decoração de espaços pequenos

  1. Aposte em luminárias 

Segundo especialistas em designer de interiores, a luz na decoração é um item que pode fazer toda diferença, isso porque um bom jogo de luz transforma qualquer ambiente.  Por isso, cada vez mais as luminárias têm ganhado espaço nos projetos de decoração. 

A iluminação do ambiente torna-se versátil quando luminárias são bem utilizadas. Além disso, é uma peça decorativa  fundamental para ampliar ou diminuir um espaço. Por exemplo, luminárias nas cores brancas são indicadas para escritórios e cozinhas, pois passam a impressão de amplitude. Já as luzes de cor amarela ficam perfeitas em quartos e sala de estar, visto que transmitem aconchego. 

Então, se você quer usar as luzes ao seu favor, seja ampliando, seja deixando o ambiente mais aconchegante, aposte em luminárias!

Confira, também, nossas dicas para iluminação de áreas externas.

  1. Escolha bem as cores

A escolha das cores de paredes e móveis é um dos passos mais importantes na decoração de um espaço pequeno, uma vez que influencia, diretamente, na harmonização do ambiente. 

No caso dos ambientes menores, aposte em cores claras e neutras, pois passam a sensação de amplitude, enquanto o excesso de cores escuras precisam ser usadas com cautela para não comprometer o espaço. Porém, não é necessário usar apenas cores brancas nos móveis e paredes.

 Você pode usar cores em tons pastéis, gelo, bege, cinza e os móveis com um padrão de madeira clara, por exemplo. Mas saiba que você pode apostar em cores fortes também, mas com cuidado. Escolha uma ou duas paredes para usar a cor da sua preferência.

 Outra dica  é a de usar listras para fazer com que o ambiente pareça ser maior do que realmente  é. Escolha uma parede para destacar com listras, enquanto as demais ficam em cores neutras e claras. 

  1. Persiana ou cortinas de tecido?

Todo mundo sabe que as cortinas podem ser um charme em qualquer ambiente. Não é mesmo? Contudo, podem ocupar bastante espaço. Por isso não é a melhor opção para decorar  ambientes pequenos.

A dica é apostar em persianas nas cores claras e neutras. Uma vez que, além de ocupar menos espaço, facilitam a entrada de luz natural no ambiente. Porém, se você ainda preferir cortinas, escolha com tecidos leves e cores claras para garantir uma decoração requintada e elegante. 

  1. Invista em imóveis funcionais

Quando se trata de um espaço pequeno,os imóveis funcionais facilitam bastante na organização do ambiente. Isto é fato! Se você não tem muito espaço, mas quer conforto, porque não apostar em móveis com mais de uma função? Bancadas que escondem o tanque de lavar roupa, cadeiras e poltronas que guardam livros, mesas dobráveis, entre outros, podem oferecer mais espaço e ainda acrescentar um charme à decoração. 

  1. Não economize nos espelhos

Os espelhos são um dos elementos que não podem faltar na decoração de um ambiente, pois, também, dão a sensação de amplitude, como se o espaço dobrasse de tamanho. Porém, é preciso ter cuidado no que vai ser espelhado. Prefira colocar atrás de sofás, mesas e até cama, mas sempre em lugares estratégicos para valorizar os espaços.

  1. Use espaços das paredes

As paredes podem ser usadas na decoração em ambientes pequenos também. Mas sem exageros para não sobrecarregar o ambiente. Aposte em quadros minimalistas, mas, também, em nichos, ganchos e prateleiras para ajudar na organização do ambiente. Utilizar bem as paredes na decoração personaliza o ambiente, deixando o espaço com a sua cara. 

  1. Deixe o piso visível

A escolha de usar ou não tapetes é um detalhe muito importante ao decorar um espaço pequeno. A dica é deixar o piso visível para que o espaço não seja diminuído. Se o tapete for indispensável para o seu estilo de decoração, escolha tapetes menores e com cores leves para que , pelo menos, uma parte do piso fique à vista. 

  1. Nem pense em amontoar objetos

Amontoar objetos nunca é uma boa escolha, muito menos, quando se trata de um espaço pequeno. Para evitar, aposte em mobílias que ajudem na organização do ambiente e aproveite cada espaço, mas sem acumular objetos. A expressão “menos é mais” funciona muito bem em uma decoração sofisticada. 

  1. Plantas estão liberadas!

Se você é daquelas pessoas que acham que o verde das plantas nunca é demais, vai gostar muito dessa dica. As plantas estão liberadas, pois realmente oferecem uma leveza e frescor ao ambiente que é indispensável em ambientes pequenos. 

Além disso, as plantas estão diretamente ligadas a nossa percepção de tamanho. Então, não deixe de separar algum espaço para plantas. Você pode apostar em  jardins verticais  e horizontais em algum espaço na varanda, sala ou, até mesmo, no quarto e banheiro. 

Inspire-se nas nossas dicas para usar plantas na varanda.

Agora que você já sabe como renovar a decoração de um espaço pequeno, está pronto(a) para colocar a mão na massa?

Aproveite as inspirações que trouxemos para você!

Cores liberadas, mas com cautela
Cortinas leves
Espelhos dão um toque charmoso
Cores em tons pastéis
aproveite cada espaço
Use as paredes
mobília funcional

Deixe a Teixeira de Carvalho te ajudar a escolher um imóvel em João Pessoa:

    Autor

    Paulino Teixeira de Carvalho Filho é diretor e um dos idealizadores da Empresa Teixeira de Carvalho Empreendimentos Imobiliários, que se destaca como a única representante paraibana da Associação Brasileira de Mercado Imobiliário (ABMI), atuando há 25 anos com tradição e comprometimento no mercado imobiliário de João Pessoa.

    Escrever Comentário