fbpx

Alugar ainda é a melhor opção para aquelas pessoas que ainda não estão prontas para comprar um imóvel, ou mesmo, para empreendedores que procuram o espaço ideal para o seu negócio. Porém, a papelada na hora de dar entrada em um contrato de aluguel, junto com a obrigação de ter um fiador, são um problema para a maioria das pessoas que procuram um imóvel para alugar. Por isso, conhecer bem todas as possibilidades de locação, bem como as vantagens e desvantagens de cada modalidade de aluguel pode tornar este processo muito mais simples e viável. 

Então, se você quer saber tudo o que precisa para alugar um imóvel sem fiador, está no post certo. Acompanhe até o final e entenda como funciona. 

O que é fiador?

Fiador de aluguel será a pessoa que vai assumir a responsabilidade financeira e, muitas vezes, jurídica do contrato de locação. Ou seja, caso o inquilino deixe de cumprir  suas obrigações, é o fiador que irá arcar com o compromisso. Portanto, deve ser alguém responsável e com bastante disposição para assumir os riscos.

Por que as imobiliárias pedem fiador?

As imobiliárias costumam solicitar o fiador para realizar um contrato de locação a fim de evitar riscos de prejuízo para o proprietário. Além disso, é  comum solicitarem documentos que comprovem a renda da pessoa que irá garantir a fiança, pois ela terá que ter possibilidades de quitar débito de aluguel e outras despesas relacionadas ao contrato de locação. Geralmente, as pessoas escolhidas são parentes ou amigos próximos.

Certamente, o ideal é que o inquilino cumpra o contrato sem que seja necessário acionar o fiador, mas em caso de problemas, o proprietário e a imobiliária devem estar assegurados. Por isso, existem diversas formas de garantia, entre elas, o aluguel com fiador. Mas, se por um lado esta é a modalidade mais comum, por outro, não se trata da mais vantajosa.

Quais as vantagens em alugar sem fiador?

Alugar com fiador é sempre uma opção, caso você tenha toda a documentação exigida e uma pessoa apta para arcar com esta responsabilidade. Porém, há muitas vantagens em alugar sem fiador. Conheça:

  • Menos burocracia

Ao escolher a modalidade de aluguel com fiador, você vai precisar providenciar uma série de documentos e autenticações. Tais exigências podem atrasar bastante o processo de locação.

Por outro lado, as pessoas que escolhem uma das modalidades sem fiador, com certeza, conseguem alugar com muito mais agilidade e sem tanta burocracia.

  • Evita problemas com amigos e parentes

Como já sabemos, é comum que o fiador seja um parente ou amigo próximo. Sem dúvida, contar com o apoio de familiares é importante, mas requer que a pessoa em questão tenha disponibilidade de tempo e, de certa forma, possa assumir riscos. Então, alugar sem fiador, além de ser mais ágil, é uma forma de evitar estresses desnecessários.

Como alugar sem fiador?

Agora que você sabe que não é obrigatório a presença do fiador em um contrato de aluguel, entenda como alugar sem fiador e quais são as opções que oferecemos na Teixeira de Carvalho:

  • Cred Pago- Alugue com cartão de crédito!

Na Teixeira de Carvalho é possível alugar usando o cartão de crédito como garantia. Esta modalidade utiliza a ferramenta Cred Pago para aprovar o cadastro do inquilino de forma rápida e sem burocracia. Comprovadamente, é a análise de crédito mais rápida e segura do mercado. Entenda como funciona:

  1. Dados cadastrais: O inquilino procura a imobiliária e apresenta o seu CPF.
  2. Análise de Cadastro: O corretor insere os dados na plataforma Cred Pago e em menos de 1 minuto o cliente tem a resposta da sua análise de crédito.
  3. Pagamento aceito: Se aprovado o inquilino receberá um e-mail para que aceite os termos e prossiga para o pagamento.

A CredPago está de acordo com a Lei 8245, conhecida como lei do inquilinato. Por este motivo funciona como uma fiança, já que oferece segurança e garantia para todos os envolvidos no contrato.

Os planos oferecidos são diversos e se adaptam a todos os perfis e interesses. São eles:

  1. Cred Pago Fit

Taxa de serviço anual de 8%, o que resulta em uma fiança de 12x o valor informado.

  1. Cred Pago Smart

Taxa de serviço anual de 10%, o que resulta no aumento do limite da fiança para 16% do valor informado. 

  1. Cred Pago Universitário

Estudantes com até 24 anos: Não é necessário possuir cartão de crédito. Os estudantes apresentam comprovante de matrícula e o corresponsável de qualquer lugar do Brasil.

Estudantes acima de 24 anos: É preciso apresentar nome e CPF, comprovante de matrícula e corresponsável de qualquer lugar do Brasil.

  • Seguro fiança- Seu aluguel seguro!

O seguro fiança também é uma modalidade de aluguel muito simples, além de ser uma das mais utilizadas por quem não possui fiador. Funciona com o mesmo intuito de um seguro normal, de modo que a empresa seguradora se responsabiliza por pagar os aluguéis em caso de inadimplência. 

Nesta modalidade, o inquilino é o responsável por pagar um valor extra, proporcional ao aluguel. Geralmente, o custo varia entre um aluguel e um aluguel em meio, podendo ser parcelado ao longo do tempo estabelecido no contrato. 

  • Depósito caução- Negocie!

O Caução do imóvel também é uma modalidade de garantia do aluguel, podendo ser realizada, apenas, com a autorização do proprietário. Basicamente, nesta modalidade o inquilino faz o pagamento de, geralmente, 3 vezes o valor do aluguel ao dar entrada na locação do imóvel. Outros custos, como condomínio, também são acrescentados no caução.

  • Título de capitalização- Invista!

Esta modalidade de aluguel sem fiador é muito parecida com o depósito de caução, porém, trata-se de um investimento. Assim, ao contrário do inquilino pagar um valor específico, ele deve adquirir um título de capitalização. 

O valor cobrado é proporcional ao aluguel, podendo ser atualizado ao longo do contrato. Caso o inquilino mantenha o pagamento em dia, o valor retorna para o locatário no final do contrato. 

Agora que você sabe que é possível alugar um imóvel sem fiador, chegou o momento de você escolher o imóvel ideal em João Pessoa para iniciar a negociação sem burocracia. 

Sabia que também é possível alugar um imóvel mesmo tendo restrição no nome? Saiba mais aqui.

    Autor

    Paulino Teixeira de Carvalho Filho é diretor e um dos idealizadores da Empresa Teixeira de Carvalho Empreendimentos Imobiliários, que se destaca como a única representante paraibana da Associação Brasileira de Mercado Imobiliário (ABMI), atuando há 25 anos com tradição e comprometimento no mercado imobiliário de João Pessoa.

    Escrever Comentário